No dia 16 de novembro realizámos uma visita de estudo ao museu das crianças. Participámos em muitas atividades, todas relacionadas com os sentidos e as emoções. Fizemos jogos e descobertas. Aprendemos coisas novas e consolidámos conhecimentos já adquiridos. Foi alegria e emoção do primeiro momento até ao último.
18.11.10
14.11.10
Atividade Experimental_PINTURAS
Nesta experiência fizemos pinturas sem lápis de cor ou canetas de feltro. Como?
Dissolvemos giz esmagado no óleo e o óleo ficou colorido. Fizemos este processo com várias cores de giz. Misturámos o giz e o óleo na água. Como o óleo é menos denso do que a água ficou por cima com as cores do giz. Colocámos uma folha de papel sobre a água e o óleo colorido agarrou-se à folha de papel com as cores espalhadas. Adorámos.
À VOLTA DOS POLIEDROS
Com os olhos fechados retirámos um sólido geométrico e identificámos se era poliedro ou não poliedro.
Nesta tarefa matemática desenhamos as diversas faces dos poliedros e identificámos o nome das figuras geométricas das faces e o respectivo nome de cada poliedro.
Formámos também algumas famílias com os sólidos geométricos atendendo a diversas características: por faces planas, por faces redondas, por faces planas e redondas, por cores, por tamanhos e pelo número de faces.
SÃO MARTINHO
DUENDES DOS LEGUMES
Com a alimentação saudável sempre presente, visualizámos em power point a história dos "Duendes dos Legumes" e fizemos o reconto por escrito com bonitas ilustrações.
"Havia uma família de patos. O pai pato, a mãe pata e o filho pato. Um dia, o pai pato arranjou uma horta perto de casa. A horta estava muito bem tratada. Todos os dias o pai pato enchia um cesto com legumes, que levava para casa e a mãe fazia deliciosas refeições com os legumes. Entretanto, o filho pato arranjava desculpas para não comer os legumes. Mas certo dia, o pai pato ficou doente e a horta começou a ficar seca; alguns legumes a morrer. A mãe pata mandou o filho regar a horta. O filho como não gostava de legumes, regava a horta e dava pontapés nos legumes. O filho pato cada vez que batia nos legumes ouvia:
- Ai, ai, ai ,...
Olhou com muita atenção e dos legumes começaram a sair duendes. Duendes do ferro, do cálcio, das vitaminas,... Os duendes disseram ao filho pato para não tratar mal os legumes, porque são importantes na alimentação saudável, melhoram a saúde e ajudam a crescer. O filho pato, a partir deste dia começou a comer legumes e passou a tratar muito bem a horta."
Etiquetas:
Língua Portuguesa - EMeio
LEITURA DE NÚMEROS
Para melhor compreendermos a leitura dos números utizamos o MAB (material multibásico). Fizemos a leitura de números por ordens, por algarismos e por extenso, a partir do cem.
Para treinar e aprender mais podemos clicar em:
http://nlvm.usu.edu/es/nav/frames_asid_152_g_3_t_1.html
Para treinar e aprender mais podemos clicar em:
http://nlvm.usu.edu/es/nav/frames_asid_152_g_3_t_1.html
11.11.10
8.11.10
AEC_EXPRESSÃO E MÚSICA
No mês de Outubro celebrámos na nossa escola - "O mês da Música". Nas aulas de Expressão do professor Paulo Rocha e de Música da professora Catarina Marques fizemos um trabalho conjunto. Contornámos seis círculos em que representámos dois sons da natureza (vento, água, pássaro, abelha, ...), dois sons do corpo (pé, mãos, boca, ...) e dois sons de instrumentos musicais (maracas, xilofone, viola, bloco de dois sons, clavas, flauta, ...). Trabalhámos bem. Os trabalhos estão bonitos.
AEC_INGLÊS
Subscrever:
Mensagens (Atom)