Na comunidade existe uma loja vazia e tivemos que decidir qual a melhor opção de rentabilização daquele espaço. Em grupo registámos as vantagens e desvantagens de cada opção. Fizemos uma votação, definindo as nossas escolhas e a turma maioritariamente votou para que fosse criado um abrigo de animais.
31.3.11
Atividade Experimental_Ar quente
Colocámos um balão no gargalo de uma garrafa. Aquecemos água no fervedor elétrico. Colocámos o frasco com o balão na água quente do fervedor. O que acontece?
Verificámos que ao colocar-se a garrafa na água quente, o balão fica cheio de ar.
Aprendemos que o ar aquecido é mais leve - menos denso do que o ar frio, que é mais denso, mais condensado, menos expansivo. O aumento da temperatura torna o ar menos denso, porque as partículas do ar aquecido ficam mais distantes umas das outras. Se a temperatura diminuir o ar fica mais denso de novo e o balão esvazia.
Atividade Experimental_O ar tem peso (massa)?
Colocámos um balão vazio na balança. Verificámos o peso. Enchemos o balão com ar e fechámos com um nó. Colocámos na balança e verificámos o peso. Com uma tesoura retirámos o ar do balão e verificámos novamente o seu peso.
Para estes procedimentos obtivemos os seguintes valores de Massa(g):
Balão sem ar - 1g;
Balão com ar - 2g;
Balão cortado sem ar -1g.
Verificámos que o peso do balão variou; o balão com ar pesa mais do que sem ar.
Com esta experiência ficámos a saber que o ar tem peso (massa) e serviu também para conhecermos a composição do ar.
Atividade Experimental_O ar ocupa espaço?
Para respondermos à questão - problema desta experiência, construímos um dispositivo. Unimos pelo gargalo duas garrafas - uma com água corada e a outra vazia. Rodámos as garrafas.Verificamos que na passagem da água, de uma garrafa para outra, dá-se a formação de bolhas de ar, permitindo a entrada do ar e a descida da água. Com esta experiência ficámos a saber que ao rodámos as garrafas, a água vai ocupar o lugar do ar. Por isso o ar ocupa espaço.
Atividade Experimental_O ar existe?
Para a realização desta experiência utilizámos seringas. Ao puxarmos o êmbolo da seringa o ar entra. Mas ao taparmos a seringa o êmbolo não desce, porque o ar não sai. Se destaparmos a seringa o êmbolo desce, devido à libertação do ar. Com esta experiência ficamos a saber que: apesar de não se ver, o ar existe.
30.3.11
Estudo do Meio_PROFISSÕES
Nesta sessão das profissões falámos sobre o que é ser: advogada, gestor de seguros e jornalista. Muitas perguntas foram respondidas e curiosidades esclarecidas.
Etiquetas:
Articulação - Famílias - Estudo do Meio
7.3.11
Aprender a Empreender_O Papel do Estado
O papel do estado foi o tema desta aula. Foram revistas as profissões trabalhadas na primeira aula e selecionadas as que se relacionam diretamente com o estado (polícia, professor, presidente da câmara,...). Estas profissões foram atribuídas a um grupo de alunos. Os restantes alunos da turma desempenhavam funções na fábrica dos donuts. Todos os funcionários receberam de ordenado 5 euros pelos serviços que prestam à comunidade. Entretanto, ao cobrador dos impostos pagaram 2 euros, que são para o estado disponibilizar serviços aos cidadãos (bombeiros, polícia, ensino, saúde,...).
PNL_"A girafa que comia estrelas"_marcadores
Construímos marcadores para acompanhar as nossas leituras do livro "A girafa que comia estrelas". Refletimos também sobre o que é ler...
Ler é...
- saber;
- bom;
- brincar;
- construir ideias;
- um mundo novo;
- comer palavras;
- sonhar;
- partilhar;
- aprender;
- imaginar;
- ver com as palavras;
- uma descoberta;
- conhecer coisas novas;
- viajar num mundo novo;
- ser feliz;
- perceber;
- ir para outros mundos;
- sentir emoções;
- conversar com os livros;
- crescer!...
Aprender a Empreender_A Loja dos Donuts
Na segunda aula do "Programa - A Comunidade", trabalhámos o conceito de produção inerente à comunidade. Para isso, foram criadas equipas de trabalho que puseram em prática a produção unitária e a produção em série de donuts, para uma loja. Os dois tipos de produção foram sujeitos à supervisão de inspetores que verificaram a qualidade e os defeitos dos donuts. Por outro lado, analisamos qual das situações foi mais rentável no mesmo espaço de tempo, uma vez que as equipas continham o mesmo número de elementos. Percebemos então que na produção em série foram feitos mais donuts.
Estudo do Meio_PROFISSÕES
Recebemos a visita de duas mães enfermeiras que trouxeram diverso material de enfermagem, o que causou grande entusiasmo e animação. Nesta sessão das profissões, falámos também de comunicações... controlo de linhas férreas... fibra ótica, com um pai engenheiro informático.
Etiquetas:
Articulação - Famílias - Estudo do Meio
1.3.11
Aprender a Empreender_A Comunidade
A Turma Curiosa está a participar no programa - A Comunidade - da Aprender a Empreender, Junior Achievement Portugal. Na primeira atividade estivemos a estudar o funcionamento de uma comunidade, com a indicação de algumas profissões, percebendo o modo como as pessoas vivem e trabalham numa comunidade e as possibilidades de emprego.
PNL_"A girafa que comia estrelas"
"A girafa que comia estrelas" é o livro que estamos a trabalhar na nossa sala. Explorámos a capa e a contra capa com a orientação de uma ficha de observação. Através da internet, pesquisámos alguma informação sobre o escritor do livro - José Eduardo Agualusa.Também fizemos o resumo do início da história. A Olímpia cativou-nos completamente e estamos a adorar esta história.
Com base no título do livro construímos outras histórias no nosso imaginário.
"A girafa que comia palavras"
Era uma vez uma girafa que comia palavras. Esta girafa vivia na escola. Todos os dias comia palavras novas. Altinha era o seu nome. Susana, a mãe de Altinha ralhava muitas vezes. Altinha, Altinha, lá estás tu a comer as palavras das fichas. Altinha gostava muito da escola. Um dia a mãe de Altinha perguntou-lhe se queria estudar na escola. A Altinha adorou a ideia e passou a estudar com os meninos na escola. Lucas
"A girafa que comia moscas"
Era uma vez uma girafa que se chamava Ana. Ela tinha dez anos e era alta. Ana comia moscas porque eram doces e saborosas. Todos os dias a girafa saltava e abria a boca para apanhar moscas. Elas faziam cócegas na garganta e a Ana tossia. Tiago F
Era uma vez uma girafa que se chamava Ana. Ela tinha dez anos e era alta. Ana comia moscas porque eram doces e saborosas. Todos os dias a girafa saltava e abria a boca para apanhar moscas. Elas faziam cócegas na garganta e a Ana tossia. Tiago F
Estudo do Meio_PROFISSÕES
Engenheiro físico/informático, relojoeiro, técnica social e educadora de infância, constituíram mais um grupo de profissões que os pais trouxeram à nossa sala. Temos aprendido muitas coisas interessantes.
Etiquetas:
Articulação - Famílias - Estudo do Meio
Subscrever:
Mensagens (Atom)