25.7.13
Finalistas
Quatro anos juntos,
quatro anos de muito trabalho,
quatro anos de desafios,
quatro anos de aprendizagem,
quatro anos de alegrias,
quatro anos de convívio,
quatro anos de amizade,
quatro anos de partilha,
quatro anos de vida!
... e assim terminámos este ciclo...
Felicidades e até sempre!
Nélia Vicente
16.7.13
Parque do Alvito
Assinalámos o encerramento das atividades letivas com uma visita ao Parque do Alvito. Muita brincadeira...
Etiquetas:
Visitas de Estudo - EMeio
10.7.13
Foral Manuelino - 500 anos
A Turma Curiosa participou no projeto de agrupamento “Foral Manuelino”. Em parceria com a professora bibliotecária da escola, os alunos escreveram diários de viagens e de linhagens reportados o séc. XVI que foram integrados num livro intitulado “Diários Quinhentistas”.
Nas comemorações dos quinhentos anos do Foral Manuelino, a Turma Curiosa integrou o desfile do agrupamento em direção à Feira Quinhentista, no Castelo de Almada. Realizou em conjunto com a turma B do quarto ano a apresentação de uma dança da época – A Pavana, coreografada pela docente de Desenvolvimento Pessoal e Criatividade, das Atividades de enriquecimento Curricular.
9.7.13
Atividade Experimental - Circuito elétrico
Nesta atividade experimental aprendemos a construir um circuito elétrico.
O circuito elétrico pode ter uma ou mais fontes de alimentação, fios condutores de eletricidade e recetores da energia.
A lâmpada acendeu porque o caminho que a eletricidade percorreu nos fios formou um circuito.
Saúde Oral
É sempre importante falar de higiene oral, especialmente com crianças, como forma de prevenir futuras situações indesejáveis. A higiene diária e uma alimentação correta são fundamentais neste processo. Toca a tratar e lavar os dentes como recomendou a higienista oral!!
Atividade Experimental - Eletricidade por fricção
A eletricidade estática é uma forma de eletricidade criada em alguns corpos quando friccionados uns nos outros. Foi o que aconteceu nesta experiência.
5.5.13
Dia da Mãe
A Mãe
A mãe
é uma árvore
e eu uma flor.
A mãe
faz coisas mágicas:
transforma farinha e ovos
em bolos,
linhas em camisolas,
trabalho em dinheiro.
A mãe
conhece o bem e o mal.
Diz que é bem partir pinhões
e partir copos é mal.
Eu acho tudo igual.
A mãe
podia ser só minha.
Mas tenho de a emprestar
a tanta gente...
A mãe
à noite descasca batatas.
Eu desenho caras nelas
e a cara mais linda
é da minha mãe.
A Mãe (adaptado), Poemas da Mentira e da Verdade, Livros Horizonte
Etiquetas:
Estudo do Meio - Expressões,
Formação Cívica
4.5.13
Jardim Botânico da Ajuda
A Turma Curiosa realizou uma visita de estudo ao Jardim Botânico da Ajuda. É um jardim com muita história, construído no século XVIII.
Iniciámos com uma visita guiada pelo espaço e a explicação das diferentes espécies de plantas. Num segundo momento, participámos na construção de um herbário. Foi uma visita muito agradável e proveitosa.
26.3.13
Massagens
Recebemos a agradável visita dos alunos da Sala Arco-Íris com uma interessante atividade. Umas boas massagens para descontrair e relaxar, muito apreciadas neste final de período.
Simetrias
Com o peixe voador construímos representações de uma xilogravura de M. C. Escher. Este padrão tem centros de simetria de rotação.
Doris Schattschneider e Wallace Walker, Caleidociclos de M.C. Escher, Taschen
Simetria de reflexão vertical, em que as duas partes dividas pelo eixo coincidem ponto por ponto.
M.C. Escher Gravura e Desenhos, Taschen
Simetria de translação, a figura sofreu translações mas não se alterou.
25.3.13
Atividade Experimental
Nesta atividade experimental utilizámos materiais simples para simular as fases da Lua, compreendendo o fenómeno da sua iluminação pelo sol.
Às vezes é cheiinha
outras nem metade é bem
e em geral vê-se à noitinha!
- O que será? Diz alguém?
Após esta experiência, observámos esta representação do sistema solar e o movimento dos planetas em torno do sol.
Pavimentações
A pavimentação do plano consiste em preencher esse mesmo plano com figuras geométricas, de modo a não existirem espaços intermédios nem sobreposições.
Nesta atividade utilizámos três polígonos regulares: o quadrado, o hexágono regular e o triângulo equilátero; para pavimentar o plano.
19.3.13
19.2.13
Dia de São Valentim
Conhecemos a história de São Valentim.
Diz-se que na antiga Roma, em meados do séc. III, o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano. Para isso queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás… Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?
O imperador Cláudio ficou furioso e considerou isto, uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei do imperador Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.
A cerimónia era um ato perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.
Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado e enviado para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.
Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O seu pai consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
No dia da sua execução, o sacerdote Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.
Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de se trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de fevereiro do ano de 269.
Trabalho de pesquisa.
Falámos de afetos com a exploração da história "Adivinha quanto eu gosto de ti" de Sam MacBratney. Com o tangram construímos em conjunto as personagens da história; duas lebres com características diferentes que partilham uma grande amizade.
E afinadinhos cantámos a música "Adivinha quanto gosto de ti" de André Sardet.
"A Flauta Mágica"
No dia 6 deste mês fomos com as turmas da manhã e as turmas do pré-escolar ao Teatro Armando Cortez, em Lisboa, ver a peça “A Flauta Mágica”. Quando lá chegámos, entrámos na sala de teatro e observámos no palco um quadro de Wolfgang Amadeus Mozart, o criador da ópera "A Flauta Mágica".
Entretanto, tocou a campainha a anunciar que o espetáculo ia começar. Os narradores iniciaram a apresentação do espetáculo. E tudo começou…
A Pamina, o Tamino, o Papageno, a Rainha da Noite, o Sarastro, o Monostatos, a Dama, a Papagena, a Sacerdotisa, a Guerreira e a Múmia; foram as personagens que em palco representaram a peça com o acompanhamento de dois narradores, contando de uma forma bonita que é necessário vencermos as dificuldades da vida para conseguirmos o que queremos. Neste caso, a força do amor venceu e Tamino e Pamina ficaram juntos.
12.2.13
Subscrever:
Mensagens (Atom)