31.5.11
30.5.11
Arrábida
No dia 19 de maio fomos à escola sede do nosso agrupamento, visitar a exposição itinerante sobre a candidatura da Arrábida a património mundial da UNESCO. Ficámos maravilhados quando o técnico da visita disse que na Arrábida existem pegadas de dinossauros. Com a visualização e explicação pormenorizada do filme sobre a Arrábida, ficámos a conhecer melhor as potencialidades e a biodiversidade desta belíssima região tão perto de nós.
Informática
A Turma Curiosa recebeu o pai da Teresa Fortes para falar de informática e da evolução dos computadores, desde o seu aparecimento até aos dias de hoje. A linguagem dos computadores, bit, byte, disco duro, memória, ...., são temas que ficámos a conhecer. Pudemos observar e experimentar diverso material informático antigo, assim como alguns componentes dos computadores. Conversámos também sobre a reciclagem do material informático, que é muito importante para a saúde do nosso planeta e para isso temos o ponto eletrão.
Agora, também já conhecemos o computador Magalhães no seu interior.
Germinação de sementes
Na atividade experimental sobre a germinação de sementes verificámos que cinco sementes germinaram de forma diferente. O feijão preto germinou primeiro teve o maior desenvolvimento. A semente de abóbora e o feijão branco também germinaram bem. A semente de girassol apresentou a raiz mais pequena. O grão foi o último a germinar.
- Observei que as plantas não nascem ao mesmo tempo. Mariana
- As sementes não têm a raiz igual. Luna
- As raízes não têm o mesmo comprimento. Diogo
19.5.11
Perímetro
O perímetro de uma figura geométrica é a medida do comprimento da sua fronteira.
Pesquisa: Figuras geométricas diferentes, mas com o mesmo perímetro.
Pesquisa: Figuras geométricas diferentes, mas com o mesmo perímetro.
Medir comprimentos
Medimos comprimento do livro, o comprimento da mesa e a largura do tampo da cadeira com três unidades de medida diferentes: o palmo, o lápis e o centímetro(régua). Comparámos os nossos valores e verificámos que registaram-se valores diferentes nas medições com o palmo e o lápis. As mãos e os lápis são diferentes em cada aluno. Nas medições com a régua, os valores foram iguais. Quando medimos, os valores obtidos dependem da unidade de medida que utilizamos.
Frações
O que acontece quando dividimos a unidade? Que quantidades podemos obter? Como representamos matematicamente essas quantidades? Para respondermos a estas questões, aprendemos que existe um grupo de números que se chama - Números racionais não negativos ou seja os números fracionários.
17.5.11
11.5.11
Salinas do Samouco
Na visita de estudo às Salinas do Samouco fizemos um percurso pedestre - trilho do flamingo – pelo complexo das salinas. No percurso guiado, observámos algumas aves que se alimentam ou vivem nas salinas e conhecemos o burro mirandês. A história das salinas e a extração do sal foram explicadas pelo biólogo das salinas através de um filme e da exposição de materiais típicos relacionados com a atividade. Gostámos bastante do contato com a natureza e de conhecer esta realidade.
Etiquetas:
Visitas de Estudo - EMeio
10.5.11
Atividade experimental _ Porque crescem os bolos...
Normalmente os bolos crescem quando vão a cozer ao forno. Com esta experiência ficámos a saber qual é o ingrediente responsável por fazer os bolos grandes e fofos. Só cresceu o bolo da caneca que levou fermento. O fermento quando aquecido liberta bolhas de gás, que ficam presas na massa e fazem o bolo subir.
Subscrever:
Mensagens (Atom)