Páginas

19.7.12

Boas Férias


Jardim Zoológico



Para se assinalar o encerramento das atividades letivas a escola organizou uma visita de estudo ao Jardim Zoológico, em Lisboa. Foi um dia muito preenchido com a apresentação de um espetáculo de golfinhos e leões-marinhos e um espetáculo de aves de rapina. O restante tempo serviu para visitar e conhecer os outros animais, com paragens para as refeições e descanso. Foi um grande dia!

Espanta-Pardais


“Espanta-Pardais era um boneco humilde que vivia no meio de uma seara.

Tinha dois grandes braços sempre abertos à espera que alguém os fechasse com amizade, um casaco cheio de remendinhos de todas as cores, um cachecol muito comprido e um chapéu preto com uma flor lá no alto.

A única coisa que o Espanta-Pardais queria era poder caminhar na Estrada-Larga. Palavra que não desejava mais nada!”

Maria Rosa Colaço

Jogos Florais


A Turma Curiosa participou no concurso "Jogos Florais" promovido pela Junta de Freguesia do Pragal, com a elaboração de trabalhos alusivos ao 25 de Abril. Foram atribuídos prémios de poesia a quatro Curiosos. Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!

Atividade Experimental - A luz e a sombra

Durante o dia podemos observar o que nos rodeia com a ajuda da luz do sol. O Sol é a mais importante fonte de luz natural. À noite para distinguirmos os objetos utilizamos a luz elétrica, que é uma fonte luminosa de luz artificial.



Experimentámos a interseção da luz pelos objetos e verificámos que a luz atravessa totalmente os objetos transparentes, parcialmente os objetos translúcidos e não atravessa os objetos opacos.



Nesta atividade experimental analisámos os fatores que infuenciam a sombra. 
- Quanto maior é o objeto, maior é a sua sombra.
- Quanto maior é a distância da fonte luminosa ao objeto, menor é a sombra do objeto.
- Quando a fonte luminosa está por cima do objeto, a sombra deste é menor.
- A sombra do objeto está sempre no lado oposto à fonte luminosa.

Assim: O tamanho da sombra varia com o tamanho do objeto, com a distância da fonte luminosa ao objeto e com a posição da fonte luminosa em relação ao objeto.

Feira de Projetos



A Turma Curiosa deslocou-se à escola sede do agrupamento para visitar e participar na Feira de Projetos. Apresentámos o teatro “A Carochinha”, ensaiado pela professora Elma Peliganga de Desenvolvimento Pessoal e Criatividade, assim como músicas animadas e acompanhadas por flauta, preparadas com o professor de Música Alexandre Duarte.

Peregrinação no Pragal


“Nesta viagem pelo Pragal vimos casas com uma história e ruas com nomes interessantes. Conhecemos coisas novas e reparámos em estátuas que no dia-a-dia esquecemos de lhes dar importância. Até viajámos no tempo. O Pragal faz parte da cidade de Almada, mas antigamente era uma aldeia com quintas grandes.”
“…Vimos uma escola do tempo antigo dos nossos avós e os meninos tinham uma sala para eles e as meninas, uma sala só para elas …”
“Quando fomos à Peregrinação do Pragal passámos por muitas ruas e casas antigas. Nesta aventura ficámos a conhecer a história do Pragal contada pela arqueóloga Elisabete e alguns alunos da turma foram os pilotos dos percursos.”
“Observámos imensas casas antigas, cada uma tinha uma história. Umas com telhas antigas, outras com beiral, platibanda, … Fizemos uma viagem pelas ruas do Pragal. Ouvimos a história de Fernão Mendes Pinto que viveu no Pragal. Ele fez uma viagem pelos mares procurando riqueza…”
“… Fizemos uma viagem que começou na estátua Fernão Mendes Pinto e acabou no Beco do Cão. Quando passámos pelo largo 25 de Abril vimos um olho-de-boi numa casa e lanchámos num lar de idosos.”
“…Ficámos a conhecer o Beco dos Abraços, uma rua muito estreita e foi giro passar por lá abraçados…”

Esta visita de estudo foi dinamizada pelo Centro de Arqueologia de Almada e promovida pela Junta de Freguesia do Pragal.