“Nesta viagem pelo Pragal vimos casas com uma história e ruas com nomes interessantes. Conhecemos coisas novas e reparámos em estátuas que no dia-a-dia esquecemos de lhes dar importância. Até viajámos no tempo. O Pragal faz parte da cidade de Almada, mas antigamente era uma aldeia com quintas grandes.”
“…Vimos uma escola do tempo antigo dos nossos avós e os meninos tinham uma sala para eles e as meninas, uma sala só para elas …”
“Quando fomos à Peregrinação do Pragal passámos por muitas ruas e casas antigas. Nesta aventura ficámos a conhecer a história do Pragal contada pela arqueóloga Elisabete e alguns alunos da turma foram os pilotos dos percursos.”
“Observámos imensas casas antigas, cada uma tinha uma história. Umas com telhas antigas, outras com beiral, platibanda, … Fizemos uma viagem pelas ruas do Pragal. Ouvimos a história de Fernão Mendes Pinto que viveu no Pragal. Ele fez uma viagem pelos mares procurando riqueza…”
“… Fizemos uma viagem que começou na estátua Fernão Mendes Pinto e acabou no Beco do Cão. Quando passámos pelo largo 25 de Abril vimos um olho-de-boi numa casa e lanchámos num lar de idosos.”
“…Ficámos a conhecer o Beco dos Abraços, uma rua muito estreita e foi giro passar por lá abraçados…”
Esta visita de estudo foi dinamizada pelo Centro de Arqueologia de Almada e promovida pela Junta de Freguesia do Pragal.
Sem comentários:
Enviar um comentário