Páginas

22.10.11

Outono

“Uma aventura no parque”
Numa bela manhã de outono os meninos foram brincar para o parque. Imaginaram que o escorrega era o barco e o balancé o canhão ou um telescópio.
Todos viveram uma grande aventura no meio do mar com piratas maus, para derrotar à espadeirada. Os grandes navegadores desta aventura eram o Tiago, o João e o Lucas, sem faltar o ilustre capitão Diogo.
No barco existiam muitas armas, o arco, a flecha, a pistola, espadas, canhões e escudos.
Estes aventureiros prepararam-se para atacar os cem piratas maus. Esta tarefa não vai ser fácil, porque são cem contra quatro. Mas estes quatro aventureiros são muito valentes e corajosos, conseguiram vencer os terríveis piratas com ajuda das suas armas.
Diogo

"O outono chegou"
Um dia acordei mas não vi ninguém e fui à janela. As folhas caíam das árvores. Desci as escadas e fui à cozinha.
- Já começou o inverno? - Perguntei à mãe.
- Não filha estamos no outono.
- Não estávamos no verão? Agora dizes que estamos no outono?
- O verão já terminou e chegou o outono. – Disse a mãe.
- Já percebi, então mudámos de estação do ano, estamos no outono.
- Mãe, podemos ir buscar fruta?
- Sim, filha podemos ir buscar fruta do outono, romãs, dióspiros, uvas, figos…
- Hum que bom! As frutas do outono são deliciosas, mãe.
- Obrigada filha és uma querida.
Mafalda

"Outono"
Os dias começam a ficar mais frios e o sol vai dormir cansado pelo verão. O vento sopra forte e as folhas caem das árvores. As folhas mudam de cor: vermelho, amarelo, castanho e laranja são as cores que aparecem na paisagem. Com o frio passamos a vestir roupas mais quentes: casacos, camisolas, gorros,… O guarda-chuva é fundamental e se não levares este equipamento apanhas muita, muita chuva. O São Martinho é lembrado em novembro e fazemos uma grande festa com castanhas assadas para todos comerem. As nuvens fazem a chuva, o granizo e a neve. Quando as nuvens chocam umas contra as outras há trovões e dos trovões vem a trovoada e da trovoada por vezes aparecem relâmpagos. Das tempestades vêm os tornados que destroem tudo o que está à sua volta. As andorinhas vão embora para outros países mais quentes. Os animais como o urso polar em vez de irem para sul, eles gostam do frio e dormem até à primavera. Depois acordam para comer e beber a água. O outono é uma estação do ano importante para a saúde do planeta Terra.
Lucas

"O cantar dos pardais"
Era uma manha fria de outono e os pardais que cantavam todas as manhãs na minha janela já não estavam lá.
O meu irmão resolveu procurar os pardais que cantavam na janela. Lá foi ele. Procurou no balde da praia, no sótão e até na caixa dos sapatos…
Mas não encontrou nada e ficou triste porque tinha saudades dos pardais que cantavam à janela.
Passado um bocado o meu irmão teve uma ideia brilhante foi procurar no jardim: procurou na caixa de areia, debaixo das folhas caídas das árvores e lá estavam os pardais cheios de frio.
O meu irmão foi chamar-me e levámos os pardais para casa. Quentinhos voltaram a cantar as suas maravilhosas melodias.
Teresa

Sem comentários:

Enviar um comentário