Páginas

19.5.11

Medir comprimentos

Medimos comprimento do livro, o comprimento da mesa e a largura do tampo da cadeira com três unidades de medida diferentes: o palmo, o lápis e o centímetro(régua). Comparámos os nossos valores e verificámos que registaram-se valores diferentes nas medições com o palmo e o lápis. As mãos e os lápis são diferentes em cada aluno. Nas medições com a régua, os valores foram iguais. Quando medimos, os valores obtidos dependem da unidade de medida que utilizamos.

Atividade experimental - Germinação de sementes

Será que as sementes germinam todas ao mesmo tempo? Para esta atividade experimental utilizamos sementes de: feijão vermelho, feijão branco, feijão frade, feijão preto, grão, abóbora, girassol e milho.

Frações

O que acontece quando dividimos a unidade? Que quantidades podemos obter? Como representamos matematicamente essas quantidades? Para respondermos a estas questões, aprendemos que existe um grupo de números que se chama - Números racionais não negativos ou seja os números fracionários.

11.5.11

Salinas do Samouco





Na visita de estudo às Salinas do Samouco fizemos um percurso pedestre - trilho do flamingo – pelo complexo das salinas. No percurso guiado, observámos algumas aves que se alimentam ou vivem nas salinas e conhecemos o burro mirandês. A história das salinas e a extração do sal foram explicadas pelo biólogo das salinas através de um filme e da exposição de materiais típicos relacionados com a atividade. Gostámos bastante do contato com a natureza e de conhecer esta realidade.

10.5.11

Pintar a metade

Atividade experimental _ Porque crescem os bolos...

Normalmente os bolos crescem quando vão a cozer ao forno. Com esta experiência ficámos a saber qual é o ingrediente responsável por fazer os bolos grandes e fofos. Só cresceu o bolo da caneca que levou fermento. O fermento quando aquecido liberta bolhas de gás, que ficam presas na massa e fazem o bolo subir.

20.4.11

11.4.11

O mundo das abelhas

Estamos na primavera e o florir dos campos intensifica a atividade das abelhas. Para conhecermos melhor o mundo das abelhas recebemos na nossa sala a visita do apicultor, José Luís Ganhão, que trouxe para além das abelhas diverso material ligado à profissão de apicultor. O mundo das abelhas é complexo e fascinante.

Jogos da primavera


A turma 1 do 9.ºano da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto esteve na nossa escola e dinamizou com a Turma Curiosa a atividade - Jogos da primavera. As equipas dos Curiosos circularam por vários jogos: jogo da memória, apanhar peixes, jogo do cinco sentidos, jogo da bolacha no bosque, em busca da borboleta e assalto ao castelo. As equipas foram todas vencedoras no empenho e esforço coletivo ao mesmo tempo que se divertiram.

6.4.11

Disney no gelo - "Um século de magia"

Vinte e cinco de março foi um dia de grande emoção e animação. Fomos ao Pavilhão Atlântico assistir ao espetáculo "Disney on ice - Um século de magia". Foi muito bom ver atuar e estar perto das personagens dos contos clássicos que conhecemos.

Catarina e os guardanapos



Catarina e os guardanapos foi uma tarefa matemática em que investigámos diferentes maneiras de pendurar seis guardanapos. Relacionámos o número de guardanapos com o número de molas. Encontrámos regularidades nas sequências de molas utilizadas. Com estas regularidades construímos expressões numéricas, trabalhando assim o pensamento algébrico. Com as expressões que construímos experimentámos outros valores e foi muito interessante verificar a sua funcionalidade.

Museu da Cidade

No dia 24 de março realizámos uma visita de estudo ao museu da cidade. Fomos recebidos com muita simpatia pela D.Guilhermina que nos proporcionou uma viagem ao passado com a história da D.Maria e o seu percurso até exercer a profissão de costureira. Visualizámos muitas imagens interessantes do nosso concelho noutros tempos. Gostámos muito de fazer trabalhos em tapeçaria e de experimentarmos um pouco a profissão de D.Maria.


5.4.11

Aprender a Empreender_Como circula o dinheiro?


Como circula o dinheiro foi o tema trabalhado na última sessão do Programa Aprender a Empreender. No cartaz da comunidade identificámos o Banco da Poupança que guarda e empresta dinheiro. Através de um jogo fizemos circular dinheiro por diversos serviços da comunidade. A Turma Curiosa gostou muito de participar neste programa.

Caminhos


Nesta atividade matemática pesquisámos diversos caminhos entre o ponto A e o ponto B. O objetivo foi encontrar os caminhos mais curtos. Definimos uma estratégia recorrendo a esquinas.