Páginas

19.6.11

PNL_"Ciência para meninos em poemas pequeninos"




Atividade experimental - Gelo pegajoso

Com a proximidade do verão pensamos em coisas frescas ou geladas. Os dias estão quentes e realizámos uma experiência com cubos de gelo. Verificámos que conseguimos elevar um cubo de gelo com um palito de fósforo, adicionando primeiro sal ao gelo. O sal derrete parte do gelo deixando uma porção de água em volta do palito. Como essa água continua em contato com o gelo, ela congela de novo e cobre o palito com uma leve camada. Assim, o palito fica preso. Por outro lado, no inverno o sal é utilizado para limpar as estradas das regiões onde cai muita neve.

Matemática - Folha dobrada



Olaria

A nossa escola recebeu o oleiro Carlos, no dia 17 de junho. Verificámos que trabalhar o barro não é fácil; é necessário técnica e experiência. Também fizemos peças em barro com a ajuda do oleiro. Aguardamos pelo resultado final, pois o oleiro levou-as para serem cozidas no forno.

RTP/Antena1











A Turma Curiosa e a Super Turma realizaram no dia seis de junho uma visita de estudo à RTP e à Antena 1. No museu da RTP foi possível visualizar a evolução dos meios audiovisuais até à atualidade. Nesta visita guiada, conhecemos também um estúdio de rádio antigo. No estúdio virtual de televisão fizemos uma gravação com grande entusiasmo perante a câmara de filmar. Na rádio Antena 1 fomos recebidos pelo jornalista João Barreiros , pai do nosso colega João Barreiros que nos mostrou o estúdio onde trabalha. Ficámos a saber que as letras luminosas "NO AR" significam a emissão do programa naquele momento.

PNL_D.Gonçalo a cavalo

A poesia tem uma casa
como as pessoas têm,
só que é diferente,
só que tem espaço
para todos quantos
nela querem entrar
com a terna alegria
de quem a vai habitar.
...
Casa da Poesia
José Jorge Letria


Viajámos no tempo e ficámos a conhecer as peripécias do rei D.Gonçalo através do poema "D. Gonçalo a cavalo". Explorámos o poema e trabalhámos as rimas.



Era uma vez um rei
chamado D. Gonçalo
passava toda a vida
montado num cavalo.
Com crinas se tapava,
dormia, que regalo,
até nascer o dia,
deitado no cavalo.
Comia no selim,
bebia do gargalo,
nem para fazer chichi
descia do cavalo.
País que ele pisasse,
era para conquistá-lo
com muita espadeirada,
galopando a cavalo.
Entrou na catedral
ao bater do badalo
quando se quis casar
montado no cavalo.
Mas a Dona Marçala,
mulher de D. Gonçalo,
não queria ser rainha
vivendo num cavalo.
Quando ele a quis beijar
ela lhe deu um estalo -
caiu el-rei Gonçalo
abaixo do cavalo.
De tanto cavalgar
no rabo tinha um calo
e as pernas eram tortas
com forma de cavalo.
Já não sabia andar.
Pegou nele um vassalo.
Que havia de fazer?
Montou-o no cavalo.

Maria Luísa Ducla Soares, in Poemas da Mentira e da Verdade

17.6.11

Slide Show

A Turma Curiosa aprendeu a trabalhar no programa PowerPoint. O Jorge fez uma pesquisa sobre bandeiras e entre o paint e o powerpoint, construiu esta bela apresentação.




15.6.11

AEC_Expressões

Ilustrações simétricas dos Curiosos.

Histórias

A vaca teimosa
Era uma vez uma quinta aonde viviam vários animais: galinhas, vacas, burros, coelhos…Um dia, um menino chamado Joaquim, ao passear o seu cão, aproximou-se duma das vacas e puxou-lhe o rabo. Claro que a vaca não gostou, enervou-se e correu atrás do Joaquim, que corria também. Este, mal olhava para trás, tal era o medo que estava a sentir. Por fim, o Joaquim caiu dentro duma poça de lama depois da vaquinha lhe dar um belo coice.
João B.

O menino atrevido
Era uma vez uma vaca que estava sossegada a comer erva fresca. De repente apareceu um menino atrevido que puxou a cauda da vaca. A vaca ficou furiosa e começou a correr atrás do menino atirando-o contra a lama.
Fábio

A vaca e o menino
Numa tarde de sol, a vaca estava no campo a comer. Entretanto, apareceu um menino a interromper a refeição da vaca e puxou a cauda da vaca. A vaca ficou tão furiosa que foi a correr atrás do menino chamado Tiago. A vaca deu-lhe uma patada e o Tiago caiu na lama. O Tiago disse:
- Ai, desta vez é que a minha mãe vai ficar chateada.
Mariana

A fúria da Vaca
O Salvador vivia na Rússia com os pais e a sua irmã Inês. Ele era muito bem comportado e tinha muito boas notas. Gostava de usar cabelo curto, tinha muito bom estilo. Era apreciado pelas meninas da aldeia. Salvador tinha uma vaca que era da família Mumu. Um dia, a vaca estava a comer erva fresca e o Salvador aproximou-se da vaca. Puxou-lhe o rabo. Surpreendida, a vaca ficou furiosa com o atrevimento do Salvador e resolveu dar-lhe uma lição. Virou-se e desatou a correr atrás do Salvador. Quando se aproximaram de um lamaçal a vaca deu-lhe um coice, atirou o Salvador pelo ar e ele caiu no meio do lamaçal.
Luna

13.6.11

Feira de Projetos



No dia 7 de Junho estivemos na escola sede do nosso agrupamento para visitar e participar na Feira de Projetos. Fomos com a turma do 1.ºA e apresentámos a dança da música - Aquarela, de Toquinho. Gostámos de ver os nossos trabalhos expostos e de conhecer os trabalhos de outras turmas.

Aquarela

As turmas do 1.ºA e do 2.ºA em articulação com a Atividade de Enriquecimento Curricular - Expressões, do professor Paulo Rocha, estão a trabalhar conjuntamente uma dança coreografada da canção Aquarela de Toquinho.


12.6.11

Psitacídeos


A Turma Curiosa recebeu o pai do Pedro Ribas que é criador de pássaros e trouxe à nossa sala dois belos passarinhos da família dos psitacídeos. São Agapornis também conhecidos como "Pássaros do amor". Ficamos a conhecer esta espécie de pássaros que pertence à família das araras, dos papagaios, das catatuas, entre outros. São animais de pequeno porte, muito sociáveis e gostam de produzir os nossos sons. Inteligência não lhes falta especialmente para abrir a porta da gaiola. Em bebés são alimentados à mão pelo tratador. Gostámos muito de conhecer estes simpáticos amiguinhos.

AEC_Inglês

Action Verbs Song

One, two, three, four
I can say:
What’s the time?
Time to play!

Five, six, seven, eight
And nine, ten…
Time to play again.

Hip hop, Hip hop
Up and down
Clap my hands
Turn around.

Bend my body like a snake
In a tree, by a lake

JUMPING, JUMPING,
JUMPING ROUND AND ROUND
STAMPING, STAMPING
STAMPING ON THE GROUND.

Play tennis… with a friend
Hit the ball till the end.

Touch my shoulders,
Stretch my arms,
Flex my muscles
Rub my palms.

JUMPING, JUMPING,
JUMPING ROUND AND ROUND
STAMPING, STAMPING
STAMPING ON THE GROUND.

1.6.11

Dia Mundial da Criança

No Dia Mundial da Criança, a Junta de Freguesia do Pragal proporcionou à nossa escola uma viagem de metro ao parque urbano da cidade e um espetáculo com o Palhaço Red Chocolate. Partilhámos os lanches, aproveitámos para brincar e rebolar na relva fresca.




Ilustrações sobre o dia Mundial da Criança, realizadas no Paint pela Turma Curiosa.