23.12.11
21.12.11
Atividade experimental - Detergente da digestão
Colocámos óleo em dois recipientes com água. Num um deles, acrescentámos detergente e agitámos. Verificámos que o detergente modificou a estrutura do óleo. Assim como o detergente, a bílis, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão. A Flauta
No âmbito do projeto “Ser Pessoa – Ser Cidadão Digital”, e assinalando o dia Mundial da Música, a turma do 3.ºA e a Sala Arco-Íris do Pré-Escolar, trabalharam em articulação a história “A Flauta”, de Luísa Ducla Soares. O trabalho foi desenvolvido através da exploração, da interpretação e reconto da história. No quadro interativo, os alunos ilustraram os diversos momentos da história. AEC_Desenvolvimento Pessoal e Criatividade


3.12.11
Projeto_Horta Biológica-Jardim Aromático
2.12.11
Projeto_Horta Biológica-Jardim Aromático
1.12.11
27.11.11
Gaita-de-foles
A nossa escola recebeu a professora Inês Gonçalves, que apresentou e tocou um instrumento musical - a gaita-de-foles. Foi referida a história e locais de maior predominância deste instrumento de música. Gostámos muito de conhecer a gaita-de-foles transmontana. O 3.ºA e o 3.ºB assistiram a este momento musical, com muita curiosidade e interesse.
23.11.11
Atividade Experimental_Mastigar bem
Quisemos saber a importância de se mastigar muito bem os alimentos. Para isso, realizámos uma experiência com dois comprimidos efervescentes, um almofariz e água. No almofariz triturámos um dos comprimidos até ficar em pó. Colocámos simultaneamente o comprimido inteiro num copo com água e o comprimido triturado no outro copo com água. Verificámos que o comprimido triturado dissolveu-se mais rapidamente, do que o comprimido inteiro. O mesmo acontece na digestão, quanto menores forem os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes são absorvidos pelo organismo. Aparelhos

13.11.11
Castanhas
Em recipientes diferentes reservámos castanhas sem golpe e castanhas golpeadas. Colocámos no micro-ondas um recipiente de cada vez durante dois minutos. Verificámos que as castanhas sem golpe rebentaram e as castanhas com golpe ficaram inteiras. Mas se as castanhas sem golpe rebentam é porque existe algo no seu interior que se modifica pela ação do calor. Cerca de metade do peso do miolo da castanha é composto por água. A água quando aquecida transforma-se em vapor que faz rebentar a castanha, se não estiver cortada. 
A estalarem cinzentas, na brasa.
Quem quer quentes e boas, quentinhas?
Quem compra leva mais amor p'ra casa."
José Carlos Ary dos Santos
22.10.11
Outono
“Uma aventura no parque”
Numa bela manhã de outono os meninos foram brincar para o parque. Imaginaram que o escorrega era o barco e o balancé o canhão ou um telescópio.
Todos viveram uma grande aventura no meio do mar com piratas maus, para derrotar à espadeirada. Os grandes navegadores desta aventura eram o Tiago, o João e o Lucas, sem faltar o ilustre capitão Diogo.
No barco existiam muitas armas, o arco, a flecha, a pistola, espadas, canhões e escudos.
Estes aventureiros prepararam-se para atacar os cem piratas maus. Esta tarefa não vai ser fácil, porque são cem contra quatro. Mas estes quatro aventureiros são muito valentes e corajosos, conseguiram vencer os terríveis piratas com ajuda das suas armas.
Diogo
"O outono chegou"
Um dia acordei mas não vi ninguém e fui à janela. As folhas caíam das árvores. Desci as escadas e fui à cozinha.
- Já começou o inverno? - Perguntei à mãe.
- Não filha estamos no outono.
- Não estávamos no verão? Agora dizes que estamos no outono?
- O verão já terminou e chegou o outono. – Disse a mãe.
- Já percebi, então mudámos de estação do ano, estamos no outono.
- Mãe, podemos ir buscar fruta?
- Sim, filha podemos ir buscar fruta do outono, romãs, dióspiros, uvas, figos…
- Hum que bom! As frutas do outono são deliciosas, mãe.
- Obrigada filha és uma querida.
Mafalda
"Outono"
Os dias começam a ficar mais frios e o sol vai dormir cansado pelo verão. O vento sopra forte e as folhas caem das árvores. As folhas mudam de cor: vermelho, amarelo, castanho e laranja são as cores que aparecem na paisagem. Com o frio passamos a vestir roupas mais quentes: casacos, camisolas, gorros,… O guarda-chuva é fundamental e se não levares este equipamento apanhas muita, muita chuva. O São Martinho é lembrado em novembro e fazemos uma grande festa com castanhas assadas para todos comerem. As nuvens fazem a chuva, o granizo e a neve. Quando as nuvens chocam umas contra as outras há trovões e dos trovões vem a trovoada e da trovoada por vezes aparecem relâmpagos. Das tempestades vêm os tornados que destroem tudo o que está à sua volta. As andorinhas vão embora para outros países mais quentes. Os animais como o urso polar em vez de irem para sul, eles gostam do frio e dormem até à primavera. Depois acordam para comer e beber a água. O outono é uma estação do ano importante para a saúde do planeta Terra.
Lucas
"O cantar dos pardais"
Era uma manha fria de outono e os pardais que cantavam todas as manhãs na minha janela já não estavam lá.
O meu irmão resolveu procurar os pardais que cantavam na janela. Lá foi ele. Procurou no balde da praia, no sótão e até na caixa dos sapatos…
Mas não encontrou nada e ficou triste porque tinha saudades dos pardais que cantavam à janela.
Passado um bocado o meu irmão teve uma ideia brilhante foi procurar no jardim: procurou na caixa de areia, debaixo das folhas caídas das árvores e lá estavam os pardais cheios de frio.
O meu irmão foi chamar-me e levámos os pardais para casa. Quentinhos voltaram a cantar as suas maravilhosas melodias.
Teresa
Atividade experimental - Densidade dos líquidos
Nesta atividade experimental quisemos perceber qual é o comportamento da água, do mel, do álcool e do azeite quando misturados. Observámos que a água flutuou sobre o mel, o azeite sobre a água e o álcool sobre o azeite. Os quatro líquidos analisados revelaram diferentes densidades: o mel é o mais denso de todos, a água é o segundo líquido mais denso, a seguir o azeite que flutua na água porque é mais leve do que esta, por fim, o álcool foi o líquido que apresentou a menor densidade dos analisados, uma vez que ficou por cima do azeite. Ficámos a saber que existem líquidos que flutuam sobre outros líquidos devido a sua densidade (quantidade de matéria (massa) que possuem).Freguesia-Concelho-Distrito-País
A freguesia do Pragal pertence ao concelho de Almada.
O concelho de Almada pertence ao distrito de Setúbal.
Setúbal é um dos 18 distritos do nosso país - Portugal.
21.10.11
Dia Mundial da Alimentação
Este ano para assinalarmos o Dia Mundial da Alimentação, preparámos na sala de aula uma deliciosa salada de fruta. Um verdadeiro trabalho de equipa com a colaboração e o entusiasmo de todos. Na hora de saborearmos o resultado final fomos conviver no espaço do recreio com as restantes turmas da manhã, que também prepararam a sua salada de fruta.
8.10.11
Atividade experimental - O ovo sem casca

Mergulhámos um ovo cru em vinagre, num frasco de vidro tapado. Várias questões-problema surgiram na turma. Verificámos que começou a formar-se imediatamente bolhas na superfície da casca do ovo e aumentaram com o tempo. Após, algumas horas a casca desapareceu e pedaços dela flutuavam na superfície do vinagre. O ovo permaneceu intacto devido à fina membrana transparente exterior (ao tocarmos parecia uma bola de borracha). Vimos a gema através da membrana. O vinagre é um ácido e como tal destruiu a casca do ovo.Dia Europeu sem Carros
Este ano, o Dia Europeu sem Carros foi festejado na zona envolvente da nossa escola. A Câmara Municipal de Almada proporcionou diversas atividades de sensibilização à comunidade e nós também lá estivemos a participar e aprender. As ruas ficaram sem veículos motorizados para dar lugar a jogos e brinquedos tradicionais, veículos de madeira, bicicletas originais, barraquinhas de artesanato... Podemos trocar o nosso lixo por viagens nos transportes públicos. Dentro da escola assistimos ao divertido teatro de fantoches "As Aventuras do Rodas", por Magimax. Depois da escola, regressámos às ruas sem carros e com os pais demos umas voltas nas nossas bicicletas. Foi um dia cheio de boas recordações.
19.9.11
12.9.11
20.7.11
18.7.11
Encerramento do Ano Letivo







14.7.11
Rimas
muito traquina.
Gosta de brincar com bonecas
que não sejam carecas.
Tem um cão que é muito trapalhão
a comer arroz com feijão.
Dorme perto do estendal
que está no quintal.
A Lília vai a Brasília
visitar a sua família.
A tia Emília
é amiga da Lília
As duas foram à praia
e viram uma raia.
À tarde foram comer um gelado
para o outro lado.

a fazerem experiências.
Emprestaram um ponto à vírgula
e ficou o ponto e vírgula.
O ponto de exclamação
zangou-se com o ponto de interrogação.
Fizeram uma corrida
e perderam os pontos.
Agora, os pontos estão prontos
para formarem os dois pontos.
O ponto final sente-se sozinho
pediu ao travessão para ser seu vizinho.
O travessão não gosta de confusão
fica no parágrafo sem agitação.
O ponto final andou, andou,
e um lugar encontrou.
No fim deste poema,
que um menino lê no cinema.
19.6.11
Atividade experimental - Gelo pegajoso
Com a proximidade do verão pensamos em coisas frescas ou geladas. Os dias estão quentes e realizámos uma experiência com cubos de gelo. Verificámos que conseguimos elevar um cubo de gelo com um palito de fósforo, adicionando primeiro sal ao gelo. O sal derrete parte do gelo deixando uma porção de água em volta do palito. Como essa água continua em contato com o gelo, ela congela de novo e cobre o palito com uma leve camada. Assim, o palito fica preso. Por outro lado, no inverno o sal é utilizado para limpar as estradas das regiões onde cai muita neve.

















